Confira as dicas de leitura do RG Science sobre ginástica rítmica

Em 2025, o Rio de Janeiro não se tornará apenas a cidade da ginástica rítmica, devido à realização do Campeonato Mundial, em agosto. A Cidade Maravilhosa foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como a Capital Mundial do Livro.
A partir desta quarta-feira, 23 de abril, quando é comemorado o Dia Mundial do Livro, e durante um período de 12 meses, o Rio de Janeiro assume o compromisso de difundir o livro para todas as pessoas e desenvolver uma programação voltada para a promoção da leitura.
O Dia Mundial do Livro foi criado para incentivar a leitura e a busca pelo conhecimento. A data é uma homenagem aos escritores Miguel de Cervantes, Lope de Vega e William Shakespeare, que morreram em 23 de abril de 1616.
Assim como será a primeira vez que uma edição de Campeonato Mundial de GR será realizada no Brasil, nunca uma cidade de língua portuguesa tinha recebido o título de Capital Mundial do Livro.
SUGESTÕES DE LEITURA
Para celebrar a data, o RG Science selecionou alguns livros sobre ginástica rítmica. Embora o conhecimento mais recente sobre a modalidade possa ser encontrado em artigos científicos, como aqueles produzidos pela equipe do RG Science, existem obras que trazem conteúdos interessantes sobre a modalidade e que ainda podem ser aproveitados por professores e treinadores.

- Escola de campeãs: ginastica rítmica desportiva
Escrito pela lenda da ginástica rítmica da Bulgária Neska Robeva, em parceria com Margarita Rankelova. Conta a experiência profissional de Robeva, como ginasta e treinadora, que envolvia trabalho árduo e criatividade.
- Ginastica rítmica “popular”: uma proposta educacional
De autoria da especialista Roberta Gaio, a obra é baseada em um projeto desenvolvido em Piracicaba (SP), com objetivo de oportunizar a prática da GR a todos, respeitando as capacidades de cada um.
- Treinamento desportivo aplicado à ginástica rítmica
Escrito pela ex-treinadora da seleção brasileira de conjunto Bárbara Laffranchi, o livro descreve como organizar o treinamento na GR, dividindo-o em sessões de preparação física, expressão corporal, elementos técnicos etc.
Referências
GAIO, Roberta Cortez. Ginastica rítmica “popular”: uma proposta educacional. 2. ed. ampl. e atual. Jundiaí: Fontoura, 2007.
LAFFRANCHI, Bárbara. Treinamento desportivo aplicado à ginástica rítmica. Londrina: UNOPAR, 2001.
ROBEVA, Neska; RANKELOVA, Margarita. Escola de campeãs: ginastica rítmica desportiva. São Paulo: Ícone, 1991.