Ginastas se recusam a participar de qualquer competição sob chancela da FIG

A Federação Russa de Ginástica divulgou um comunicado, neste sábado (05/04), anunciando que as atletas de ginástica rítmica que receberam o status de atleta neutro (AIN) decidiram não participar de competições que tenham a chancela da Federação Internacional de Ginástica (FIG). Segundo o documento, a decisão se deve às “inúmeras recusas injustificadas e tendenciosas” da entidade em admitir as ginastas do país nos torneios internacionais.
O presidente Federação Russa de Ginástica, Oleg Belozyorov, fez referência a um encontro com o presidente da FIG, Morinari Watanabe, realizado em 10 de março. Segundo Belozyorov, Watanabe teria dito que apoia a participação de atletas russos em nível internacional, com status neutro, pois os direitos de cada pessoa devem ser respeitados. Entretanto, após a divulgação da lista de ginastas autorizadas a competir, Belozyorov avaliou que as palavras de Watanabe não se concretizaram, dando a entender que outras ginastas tiveram o status neutro negado. É necessário cumprir uma série de requisitos para receber o status e uma comissão especial da FIG é encarregada de realizar a avaliação.
As ginastas russas que obtiveram a licença para competir foram Aleksandra Khabibullina, Arina Iankovskaia, Arina Kovshova, Diana Chugunikhina, Varvara Toporova, Vladislava Nikolaenko e Vladislava Sharonova. Era esperada a participação de duas ginastas já na Copa do Mundo de Tashkent, entre 25 e 27 de abril. O registro provisório apontava quatro ginastas AIN (2 da Rússia e 2 de Belarus). Porém, a lista de atletas inscritas, divulgada pela FIG, não traz nenhuma ginasta AIN.
Belozyorov afirmou que a Federação de Ginástica da Rússia vai buscar uma revisão das regras para obtenção do status neutro, que classificou como discriminatórias, e disse esperar que sua posição seja ouvida na próxima reunião do Comitê Executivo da FIG, que será realizada em maio.
Fonte