Kirsty Coventry é eleita presidente do Comitê Olímpico Internacional

Ex-nadadora será primeira mulher e primeira pessoa da África a dirigir a entidade

Foto: COI

Em eleição realizada nesta quinta-feira (20/3), em Pilos, na Grécia, membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) elegeram a ex-nadadora do Zimbábue Kirsty Coventry como a nova presidente da entidade. Ela vai substituir o alemão Thomas Bach, que está no cargo desde 2013 e terminará o mandato em junho.

A campeã olímpica de 41 anos vai ser a 10ª pessoa a assumir a presidência do COI e a primeira mulher em 131 anos. Coventry também vai ser a primeira pessoa da África no cargo mais alto da entidade que comanda as Olimpíadas. Ela vai ter um mandato de oito anos.

“O esporte tem um poder inigualável de unir, inspirar e criar oportunidades para todos, e estou comprometida em garantir que aproveitemos esse poder ao máximo. Junto com toda a família olímpica, incluindo nossos atletas, fãs e patrocinadores, construiremos sobre nossas bases fortes, abraçaremos a inovação e defenderemos os valores de amizade, excelência e respeito. O futuro do Movimento Olímpico é brilhante, e mal posso esperar para começar”, disse Coventry.

O presidente da Federação Internacional de Ginástica (FIG), Morinari Watanabe, era um dos candidatos, mas só recebeu quatro votos. Os outros candidatos eram Feisal Al Hussein (Jordânia), David Lappartient (França), Johan Eliasch (Suécia), Juan Antonio Samaranch (Espanha) e Sebastian Coe (Reino Unido) e (Japão).

Coventry recebeu exatamente os 49 votos que precisava para vencer em primeiro turno. Samaranch foi o segundo colocado, com 28 votos. Coe ficou em terceiro, com oito votos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima