Árbitra é punida por manipulação de resultados no Europeu de 2024

Foto: European Gymnastics | Fanny Cortyl
Evangelia Trikomiti teve seu brevet cassado e foi banida por quatro anos após favorecer ginasta cipriota à classificação para Paris

A Comissão Disciplinar do Gymnastics Ethics Foundation (GEF) divulgou, nesta quinta (6), o resultado do processo disciplinar contra a árbitra Evangelia Trikomiti e a European Gymnastics. A cipiotra foi considerada culpada pela manipulação de resultados no Campeonato Europeu de 2024, para favorecer a ginasta de seu país Vera Tugolukova, em detrimento de Liliana Lewinska, da Polônia, na disputa por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris.

Trikomiti, que também ocupa o cargo de presidente do comitê técnico de ginástica rítmica da European Gymnastics, teve seu brevet cassado e terá de cumprir um período de quatro anos de inelegibilidade de todas às atividades relacionadas à ginástica, excluindo atividades de treinamento.

O GEF também condenou a European Gymnastics pelos atos de Trikomiti e obrigou a entidade a pagar os custos da investigação. Nesta sexta-feira (7), a European Gymnastics divulgou uma nota na qual informou que analisará a decisão do GEF junto com seus advogados e poderá entrar com um recurso no prazo dado (21 dias).

O GEF ressaltou que a investigação não tinha como objetivo alterar os resultados do campeonato, pois tal questão não se enquadra na competência do órgão. O escopo dos procedimentos estava relacionado a infrações ao Código de Ética da FIG, aos regulamentos da arbitragem e aos regulamentos técnicos.

Fonte: GEF | European Gymnastics

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima