Novo formato para o Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica no Rio

Finais por aparelhos do individual serão realizadas no último dia de competição

Uma mudança que já era muito aguardada pela comunidade da ginástica rítmica foi anunciada, nesta terça-feira (4), pela Federação Internacional de Ginástica (FIG). A partir de 2025, no Campeonato Mundial, as finais por aparelhos das ginastas individuais serão realizadas no quinto e último dia de competição, juntamente com as finais dos conjuntos.

Tradicionalmente, as provas aconteciam no primeiro e no segundo dia, logo após o término das classificatórias. O formato não agradava às ginastas que competiam pela manhã, pois elas tinham de aguardar todas as atletas se apresentarem para saberem se estavam classificadas para as finais. Ou seja, não podiam descansar ou se concentrar para o dia seguinte.

Aquelas que competiam à tarde e conseguiam a classificação acabavam tendo pouco tempo de preparação para as finais. Quem não lembra da correria de Bárbara Domingos que, após finalizar o segundo dia de classificatória, não conseguiu comemorar direito a sua classificação para os Jogos Olímpicos de Paris, tampouco se preparar para a inédita final de maças?

Além disso, as medalhistas tinham seu período de sono prejudicado, pois precisavam participar da cerimônia de premiação e das entrevistas para a imprensa, retornando para o hotel bem mais tarde do que suas concorrentes.

Quanto ao restante do regulamento não houve diferença. Cada país poderá inscrever de 1 a 3 ginastas individuais e um conjunto de 5 ou 6 ginastas, dependendo do resultado dos campeonatos continentais.

Para disputar com duas ou três ginastas individuais, um país deve terminar entre os doze primeiros na Europa, os quatro primeiros na Ásia e na América e em primeiro lugar na África e na Oceania.

Vagas por continente para equipes com 2 ou 3 ginastas individuais:
Europa: 12
Ásia: 4
América: 4
África: 1
Oceania: 1

Todos os outros países poderão inscrever uma ginasta individual.

O Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica será realizado de 20 a 24 de agosto, no Rio de Janeiro.

A programação será a seguinte:
20/8 – Classificatória Arco & Bola
21/8 – Classificatória Maças & Fita
22/8 – Final Individual Geral
23/8 – Classificatória Conjuntos
24/8 – Finais por Aparelhos Individual & Conjuntos

Fonte: FIG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima