Confira as principais novidades da ginástica rítmica

GYMNASIADE 2022
– A deleção brasileira que vai disputar a Gymnasiade 2022 já está na França. A cerimônia de abertura do torneio escolar será realizada na segunda-feira, 15/5, e as competições de ginástica rítmica acontecerão nos dias 17, 19 e 20 de maio, em Rouen, na Normandia, região noroeste do país. Ginastas de oito países vão disputar as medalhas da GR. Em breve, postaremos informações detalhadas da competição. Site oficial: https://bit.ly/3l7hZ7x REUNIÃO DO NOVO COMITÊ TÉCNICO DA FIG
– O novo comitê técnico de ginástica rítmica da FIG se reuniu nesta semana, na sede da entidade, na Suíça. Dentre todas as modalidades de ginástica, o CT de GR foi o que mais sofreu alterações. Apenas duas integrantes do CT anterior permaneceram. Entre elas, está a nova presidente do CT, Noha Abu Shabana, que deu uma entrevista ao site da FIG. Seguem os principais pontos:
“O CT pretende mudar a mentalidade em relação à pontuação, tornar mais óbvio o que é correto e o que não é, sublinhar o que distingue uma série da outra e não ter pontuações padronizadas. Queremos avaliar o artístico com base em critérios claros, não com subjetividade. Queremos lutar pela justiça. As ginastas merecem ser avaliadas com base no que produzem em quadra no dia – não com base em seus nomes ou no país que representam”.
“Minha primeira prioridade é mudar o pensamento de treinadores e juízes. Devemos entregar avaliações rigorosas para que os treinadores possam entender o que é exigido pelo código de pontuação, os juízes possam aplicar estritamente o código e todos que cometem um erro humano recebam uma explicação do que está errado. A imparcialidade e a precisão na implementação do novo código de pontuação são minhas prioridades.”
Além disso, Noha Abu Shabana afirmou que uma apresentação em vídeo de mais de sete horas de duração com base nas primeiras etapas da Copa do Mundo já foi disponibilizada na plataforma educacional a que os árbitros internacionais têm acesso.
“Analisamos os resultados da Copa do Mundo e da World Challenge Cup durante nossas reuniões e identificamos onde estavam os erros nas rotinas. Preparamos apresentações explicativas para os principais pontos que não estão claros para que todos possam entender onde ocorreram os erros e por que as dificuldades corporais com manejo de aparelho não foram validadas como os competidores esperavam”.
A representante brasileira do CT, Marcia Aversani, também esteve presente na reunião: https://bit.ly/3LbcLT6 UNIVERSIADE ADIADA
– Depois dos Jogos Asiáticos, foi a vez de os Jogos Universitários Mundiais (Universiade) serem adiados para 2023 devido à situação da pandemia de Covid-19, em Chengdu, na China, sede da competição multiesportiva. A Universiade estava originalmente prevista para 2021 e já havia sido remarcada para 2022. A edição de 2023 seria realizada em Ecaterimburgo, na Rússia, mas, por causa da invasão à Ucrânia, a realização estava suspensa. A última edição da Universiade foi realizada em 2019, em Nápoles, na Itália: https://bit.ly/3PwXa3J