Confira as principais novidades da ginástica rítmica

Faltando menos de uma semana para o início do Campeonato Mundial de Kitakyushu, no Japão, algumas delegações anunciaram mudanças em seus line-ups. Pela Espanha, Teresa Gorospe vai substituir Salma Solaun, que sofreu uma lesão e terá de passar por cirurgia. Andrea Garza, do México, sai para entrada de Marina Malpica. Devido a uma fratura, Hanna Wiesner, da Hungria, não poderá competir e Fanni Pigniczki será a única representante do país no individual geral.
A distribuição dos aparelhos para os países que inscreveram três ginastas no Mundial ainda não foi divulgada pela FIG, mas já está dando o que falar. A Itália anunciou que Milena Baldassarri competirá com arco, bola e maças. Sofia Raffaeli, com arco, maças e fita. E Alexandra Agiurgiuculese se apresentará apenas com bola e fita. Uma escolha bastante arriscada, já que Milena e Sofia não terão nota de descarte para a classificação para a final do individual geral. Além disso, Milena estará fora da final de um de seus melhores aparelhos, a fita.
A FIG lançou uma campanha de conscientização intitulada “As dez regras de ouro da ginástica”, com objetivo de “garantir um ambiente seguro e respeitoso no esporte”. A ideia surgiu depois que ginastas de todo mundo começaram a denunciar abusos sofridos durante a prática da modalidade. Segundo a entidade, para a criação dos princípios, integrantes da comunidade da ginástica de diferentes países foram consultados. As regras de ouro são:
1. Eu pratico ginástica por diversão;
2. Eu persigo meus sonhos, não os de outra pessoa;
3. Eu sei que terei dias bons e dias difíceis;
4. Eu escuto meu corpo;
5. Eu equilibro minha paixão pela ginástica com outros grandes objetivos da minha vida;
6. Minha saúde é mais importante do que medalhas;
7. Eu tenho o direito de ser respeitado(a) como sou;
8. Eu tenho o direito de me expressar livremente, ser ouvido e tratado com justiça;
9. Eu entendo e respeito o papel das pessoas ao meu redor;
10. Eu ajo com justiça e integridade.
Fonte: https://www.gymnastics.sport/site/news/displaynews.php?idNews=3338 Todos os cursos intercontinentais de arbitragem para o ciclo 2022-2024 foram cancelados pela FIG. As certificações serão realizadas em exames on-line. No entanto, não será possível aumentar o brevet por meio de testes virtuais, apenas confirmar a categoria atual. As provas serão realizadas no início de 2022 (janeiro/fevereiro). Materiais de estudo serão enviados para todos os árbitros e novos candidatos até o final de dezembro de 2021. No caso de reprovação, será possível realizar um novo teste, apenas uma única vez, em data ainda não divulgada. Novos árbitros poderão realizar os exames on-line para obtenção de brevet nível 4. Cursos regionais poderão ser realizados no decorrer do ciclo para que os árbitros tenham a oportunidade de elevar sua certificação (até a categoria 2). Mais informações serão divulgadas posteriormente pela FIG.
Os conjuntos juvenis do México e dos Estados Unidos seguem a preparação para os Jogos Pan-Americanos de Cali 2021. Os dois times competem no torneio Amsterdam Masters, que acontece neste fim de semana, na Holanda. A competição de conjuntos começa neste sábado, 23/10, a partir das 10h50 (horário de Brasília). Transmissão: https://www.youtube.com/channel/UCpVGDLBzHhOKnzELQlLdJTg/featured
Lala Kramarenko (RUS) ganhou os cinco títulos das etapas da World Challenge Cup. A russa, que competiu em Misnk e Moscou, ficou em primeiro no individual geral e nos quatro aparelhos. Daria Trubnikova (RUS) conseguiu segundo lugar no geral, no arco, na bola e nas maças e terceiro na fita. Alina Harnasko (BLR) somou pontos para garantir o terceiro no geral. Jelizaveta Polstjanaja (LAT) terminou em terceiro na fita. Pelos conjuntos, o Uzbequistão conquistou o primeiro lugar nas três provas. A Rússia ficou em segundo e a Itália, em terceiro. Os ginastas e conjuntos recebem pontos com base em suas colocações em cada etapa. Fonte: https://bit.ly/3nhKd0e